.

sábado, 5 de agosto de 2017

Criado por Marta Soares, espetáculo Deslocamentos ocupa o octógono da Pinacoteca

Espetáculo de dança questiona a relação entre corpo, figurino e ambiente e chega ao quarto ano de sua trajetória. A cada temporada, a coreógrafa remonta o trabalho de acordo com o local onde será apresentado

Deslocamentos, espetáculo de dança da premiada bailarina e coreógrafa Marta Soares, chega ao quarto ano de trajetória. Apresentado na Casa Modernista (2014), Casa do Povo (2015) e Oficina Cultural Oswald de Andrade (2016), a instalação coreográfica chega agora ao octógono da Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Nesta temporada, haverá apresentações de variadas "partituras" coreográficas que compõem a obra, com duração de aproximadamente 30 minutos cada, cinco vezes ao dia, sempre aos sábados e domingos. Reestreia dia 12 de agosto, sábado, às 11h, prosseguindo com sessões às 12h30, 14h, 15h30 e 17h. Até 27 de agosto.


O trabalho sempre se molda à arquitetura do espaço onde é apresentado. No octógono, as seis bailarinas irão explorar o caráter expositivo e museológico da Pinacoteca, em diálogo com o púbico local, que se deparará com as "partituras". Este poderá decidir se as experienciará uma ou mais vezes ao longo do dia. Vale ressaltar que cada sessão é diferente da anterior, trazendo novas "partituras" compostas por movimentos criados pelas intérpretes.

Sem trilha sonora e contando apenas com a iluminação e ambientação local, a artista espera que Deslocamentos alcance o frequentador espontâneo do museu. Para isso, o trabalho foi reelaborado tendo em vista alguns aspectos da Pinacoteca, como o seu pé direito de 12 metros e a claraboia que cobre o espaço, fazendo com que a luz se modifique a cada apresentação. "O público também poderá circular entre as bailarinas, estabelecendo uma relação não tradicional entre espectador e obra", diz Marta, que já soma no currículo quatro prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pela atuação na área da dança.

Espetáculo de dança Deslocamentos. Reestreia dia 12 de agosto, sábado, às 11h, no octógono da Pinacoteca de São Paulo. Temporada – Sábados e domingos, às 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h. Até 27 de agosto. Duração: 30 minutos. Classificação - Livre. Capacidade – Indeterminada. Ingressos – preço de entrada na Pinacoteca – grátis aos sábados e R$6 (inteira) / R$3 (meia) aos domingos. Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas


Pinacoteca de São Paulo. Endereço - Praça da Luz, 2 – Bom Retiro. São Paulo (SP). Horário de Funcionamento – Quarta a segunda, das 10h às 17h30 com permanência até às 18h.