.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Universal Music e selo criativo DUTO fecham parceria e lançam hoje a música e o clipe de “Essa Vida”, do rapper QXÓ, primeiro artista a ser apresentado

O selo vem da cena black music de Madureira, Zona Norte do Rio, e fará desenvolvimento artístico e direção musical de cinco novos artistas

Ouça ou baixe a música:
Vídeo

- O rapper QXÓ, um dos artistas do DUTO, coletivo de Madureira, que acaba de entrar para o casting da Universal Music Brasil, lança hoje a música e o clipe de “Essa Vida”. Composta pelo rapper em parceria com Luccas Carlos, a música ganhou um vídeo desenvolvido pela Polvo Content e direção de Gustavo Tissot.

Formado pelos artistas Malía, QXÓ, Ramonzin, 3RDW e Dughettu, o selo tem foco na construção de novas matrizes sonoras e no desenvolvimento de talentos da música negra urbana. O quartel-general deste elenco fica em Madureira, em um rooftop com uma visão panorâmica do coração da Zona Norte do Rio de Janeiro, que funciona também como espaço para a realização de projetos, eventos e shows.
 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
Recentemente, outro artista do coletivo lançou sua primeira música e clipe na nova parceria: o rapper QXÓ, com “Essa Vida”. Confira: https://youtu.be/n5DwcDiXhsI.

Ouça ou baixe a música


O rapper QXÓ falou um pouco sobre a música e o clipe de “Essa Vida”, primeiro lançamento do DUTO na gravadora: “A música fala de um relacionamento livre, com afeto e sem possessividade. É isso: ‘Pô, estou louco por você, mas a gente não vai casar”, resume o rapper.  QXÓ também revelou que o diretor conseguiu traduzir a sua linguagem no clipe: “O Tissot conseguiu passar a ideia de uma maneira elegante e futurista”, diz QXÓ.

O artista e fundador do DUTO, Marcello Dughettu, falou sobre a emoção de ingressar na gravadora: “O que a gente se propõe a fazer e o que essa possibilidade de estar com a Universal viabiliza é a oportunidade de mostrar uma nova cena musical vinda do subúrbio do Rio, revelando a potência criativa de artistas de um outro eixo da cidade. Artistas predominante pretos”.

QXÓ faz parte da nova escola do rap, sendo um dos MCs que compõem o grupo Start Rap e iniciou seu trabalho solo com grande repercussão. Seu projeto mais recente é um remix que já passa dos quatro milhões de views. QXO é um daqueles artistas intensos e criativos, com lifestyle da rua e uma sofisticação visual muito marcante, sempre presente em colaborações musicais de artistas de peso do rap, como Marcelo D2, Valente, Golden, Família Madá, entre outros.


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, chapéu e close-up
3RDW

- Músico, produtor musical, DJ e engenheiro de som, Rafael (3RDW) nasceu em Porto Alegre (RS) e reside há mais de 10 anos em Los Angeles, Califórnia, onde atua no mercado fonográfico e cinematográfico. Rafael passou por diversas vertentes da música, tendo trabalhado com lendas do jazz, como Airto Moreira, George Duke, Herbie Hancock, passando pelo hip hop, com J Cole, Lil Wayne, Akon e os selos Roc Nation e GOOD Music, além de produtores consagrados, como Diplo (Major Lazer, Beyoncé, Usher) e Detail (Beyoncé, Lil Wayne, Akon, Whizk). Também já produziu artistas como Cyhi The Prynce (Kanye West, Good Music) e John Connor (DR DRE, Aftermath). Foi um dos produtores do disco “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa”, do rapper Emicida, indicado em 2016 ao Grammy Latino como ‘Melhor Álbum de Música Urbana’. Hoje, Rafael esta à frente da direção musical da DU/TO e se prepara para o lançamento de seu primeiro single como o artista 3RDW.


- É rapper e fundador do DU/TO. Dughettu constrói suas performances a partir de fragmentos sonoros e estéticos reunidos nos diversos guetos que circula no Rio de Janeiro e no mundo. Nos seus shows, apresenta a Matriz Sonora de Rua, que é uma fusão de rap, soul, samba, afro beat e hip hop. O rapper coleciona a abertura de grandes shows internacionais realizados no Brasil, como os das divas Lauryn Hill e Joss Stone, e dos rappers  AKON, 50cent e Chris Brown. Possui na sua discografia dois álbuns independentes, “Questão de quê?” (2009),  produzido pelo virtuoso Plínio Profeta, e “BPM021” (2011), produzido pelo seu atual produtor Rfa Tudesco, nos estúdios da Red Bull, em Los Angeles.

 A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, sentado, óculos de sol e área interna
 Dughettu

- O cantor e compositor Ramonzin, do selo criativo DUTO, lança nesta sexta-feira, 18, a música e o clipe de “Valei-me”, quebrando paradigmas.

A imagem pode conter: 1 pessoa
O cantor e compositor Ramonzin, um dos artistas do DUTO, coletivo criativo do bairro de Madureira, Zona Norte do Rio, que recentemente entrou para o cast da Universal Music, lança hoje a música e o clipe de “Valei-me”.

O novo single quebra paradigmas na carreira de Ramon, que surpreende com um bolero em clima noir, enquanto mantém sua rima afiada e a crônica urbana herdada do rap, sua primeira escola. Como mostra um trecho de “Valei-me”: “É o instinto selvagem / O desejo e o ensejo / Maquiagem borrada / Igual suas verdades / E quem vem na fé / O Diabo à paisana / Não se sabe quem é, não dá pra confiar Vagabundo ou cana”. A letra reproduz uma crítica comportamental e cotidiana, com um discurso de inconformismo e elevado nível no senso de atualidade.

Composição de Ramon, com arranjos de Paulo Ney, a música ganhou uma produção rebuscada de Rafael Tudesco e Du Brown. O videoclipe dirigido e produzido por Gustavo Tissot traz esse clima soturno, ambientado num cabaré, com as fatídicas figuras da noite na plateia assistindo ao número de Ramonzin – vestido de terno cor de vinho e cigarro encaixado na orelha – cantando em voz grave os versos da canção. O clipe contou ainda com a percussão de Mafram e uma orquestra de violinos sob a regência de um maestro.

Ramon falou um pouco sobre a música e o clipe: “Tive um longo caminho de aprendizado e evolução trabalhando ativamente no Rap. Eu sabia que precisava amadurecer mais alguns pontos, que me levariam para outro estágio. Passado esse momento, você automaticamente se provoca a explorar o novo. ‘Valei-me’ é a junção da contestação social que aprendi no Rap com o amadurecimento musical que construí lentamente, ao longo dos anos. É o lançamento de algo novo, com forte propriedade na retórica comportamental abordada e as raízes que sustentam as características musicais de uma obra eterna", explica ele.

Ramonzin é o segundo lançamento do Duto na gravadora: Formado pelos artistas Malía, QXÓ, Ramonzin, 3RDW e Dughettu, o selo DUTO tem foco na construção de novas matrizes sonoras e no desenvolvimento de talentos da música negra urbana. O quartel-general deste elenco fica em Madureira, no Rooftop Duto, cobertura localizada no prédio mais alto do bairro, com uma visão panorâmica do coração da Zona Norte do Rio de Janeiro.

Madureira tem se tornado um importante centro cultural do Rio de Janeiro. Atraindo cada vez mais jovens da Zona Sul, Centro e região da Barra da Tijuca, o bairro transforma-se a cada final de semana num imenso bulevar cultural, com apresentações musicais, performances artísticas e uma cena crescente de moda, cinema e teatro. E o Duto participa ativamente desta verdadeira revolução social e cultural. E dá voz a estes artistas.

A imagem pode conter: 1 pessoa
Malía

É uma artista única, dona de uma voz muito particular e foi considerada ‘It Girl’ pela revista O Globo. A moradora da Cidade de  Deus de 18 anos já recebeu prêmios por interpretação e arranjo em diversos festivais juvenis. Malía construiu  uma audiência gigante na internet e já coleciona uma grande base de fãs com seus vídeos. Influenciada pela música negra urbana, ela se prepara para o lançamento de seu primeiro álbum, intitulado “ZUM ZUM ZUM”.