.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Começam os preparativos para o Natal na Fonte Elo do Ibirapuera

A preparação para o Natal da Fonte do Parque Ibirapuera já começou, com mais de 15 homens trabalhando arduamente, em seis andaimes, na montagem das quase 2 milhões de lâmpadas que irão iluminar mais de 180 árvores que cercam o lago onde está a fonte.

O Natal, premiado duas vezes como o mais espetacular da cidade, será ainda maior esse ano, com lâmpadas de LED de última geração colocadas na copa das árvores, que chegam a atingir mais de 30 metros de altura. Toda a montagem deverá ficar pronta até o dia 26 desse mês, quando se iniciam os ensaios das projeções e sons. No dia 01 de dezembro, a apresentação de Natal começará oficialmente, com três sessões, 20h30, 21h e 21h30.

A Fonte foi totalmente revitalizada pela empresa de cartões de crédito Elo com o apoio do Ministério da Cultura. A reinauguração aconteceu no dia 21 de agosto com o novo espetáculo das águas, que será apresentado todo sábado de domingo, às 20h30 e 21h.

Realizado pela Elfus Eventos e produzido pela Divina Comédia, o espetáculo abre com os sons e barulhos do Parque e mostra objetos cotidianos do espaço como a bola, o skate, bicicleta, cadeira de rodas, gangorra, balanço e um frisbee, entre outros. Na sequência conta a história do Ibirapuera antes do Parque existir; em tupi guarani, o nome do parque quer dizer ‘árvore velha ou árvore podre’, por conta do pântano original da região. A sequência de imagens homenageia Manequinho Lopes, um funcionário da prefeitura que pacientemente se dedicou a plantar centenas de mudas de árvores, especialmente os eucaliptos australianos que ajudavam a drenar o solo.

A apresentação faz referência também aos traços de Niemeyer. Um lápis vai traçando o projeto do Parque com a Oca, Bienal, Marquise e Auditório. Mostra também algumas referências dos anos 50, mostrando carros, chapéus, vestidos do tempo da inauguração do Parque (agosto de 1954). E a modernidade será retratada através de mensagens curtas de Whatsapp, em várias línguas, combinando encontros no Parque.

As imagens projetadas são acompanhadas por uma trilha musical especialmente elaborada para sincronizar com a dança das águas na Fonte. “Carinhoso” (Pixinguinha), “Mas Que Nada” (Jorge Benjor), “Você” (Tim Maia) e “The Journey Overture” (Rick Wakeman) são algumas das canções que fazem parte do setlist do espetáculo.

Em 20 minutos de projeção, cores, coreografia e música tudo será demonstrado em um espetáculo inédito para toda as famílias e turistas que visitam São Paulo. Desde a reinauguração já passaram mais de 15 mil pessoas para assistir às apresentações.

A nova Fonte do Ibirapuera é uma instalação flutuante com 110 metros de comprimento, por dois metros de largura, que movimenta cerca de 60 mil litros de água por minuto, a cada coreografia. Cada torre de água da fonte é capaz de lançar 24 jatos verticais com até quinze metros de altura, formando uma cortina de água para exibição de imagens.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Fonte mostra apresentações que são uma preparação para os eventos do Natal, que começam oficialmente no dia 01 de dezembro


Além da possibilidade de realizar até 15 coreografias especiais, a fonte tem capacidade de projetar um gêiser de 40 metros de altura, o equivalente a um prédio de 15 andares. Oito setores de iluminação possibilitam a geração de 60 tonalidades diferentes de cores. O projeto de sonorização (10 mil Watts de potência) foi dimensionado de forma que a difusão do som se restrinja única e exclusivamente ao perímetro do lago. Seus bicos, motores hidráulicos, equipamentos eletrônicos, suas cores foram totalmente renovados pela Elo, que também investiu na produção de novos espetáculos.

Além disso, a Elo contribuiu para a montagem de um palco flutuante, especialmente construído na fábrica do Amyr Klink, que abrigará shows e apresentações futuras.

Além do efeito artístico, a fonte é extremamente importante para melhorar a oxigenação da água dos lagos, melhorando as condições da vida da sua fauna e flora aquáticas.

SERVIÇOS:

Nova Fonte do Parque Ibirapuera

Apresentações: Todos os sábados e domingos, em duas sessões: às 20h30 e 21h.

Modo Ornamental: A fonte funcionará em modo ornamental todos os dias. De 2ª a 6ª, das 9h às 12h, das 14h às 17h e das 19h às 21h. Sábados e domingos, das 09h às 12h e das 14h às 18h.

Local: Parque Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº

GRÁTIS