Dia 25 de março tivemos o grande prazer de gravar o DVD Toquinho – 50 Anos de Carreira, no Teatro WTC, em São Paulo.
A produção, da Circuito Musical, contou com a uma equipe de mais de 60 profissionais, com a direção de produção de Genildo Fonseca, direção de vídeo de Cassius Cordeiro, cenário de Paulo Vereda, luz de Robson Rapoza, assistência de produção de Flávio Bati e Cassiano Ricardo, direção de áudio de Betho Ieesus, cobertura fotográfica de Luís Seyssel, com o patrocínio da Klabin e apoio do WTC e da Giannini. Projeto incentivado pela Lei Rouanet sob nº 147322.
Um espetáculo de duas horas, com participações especiais, que encantou a plateia. Toquinho abriu a apresentação fazendo uma retrospectiva de sua carreira, contou histórias e cantou trechos de músicas fundamentais. Dividiu o espetáculo em blocos, fazendo a abertura com as músicas “Made in coração ”, “Caso sério” e “Quem viver, verá”, acompanhado pelos músicos Ivâni Sabino (baixo), Pepa D’Elia (bateria), Proveta (sax/clarinete) e Guga Machado (percussão).
Na sequência de “Que maravilha”, “Samba de Orly” e “Samba pra Vinicius”, Toquinho chamou a primeira convidada, Anna Setton, para uma interpretação de “Carolina, Carol bela”.
No segundo bloco, Toquinho homenageou grandes mestres do violão, executando obras belíssimas de Canhoto, Dilermando Reis, Garoto e Baden Powell. Verônica Ferriani, em seguida, fez um dueto com Toquinho na música “Veja você”.
Além da paixão pela música, Toquinho não ia esquecer o futebol e muito menos o seu “Corinthians do meu coração”.
Tiê, que desde o início de sua carreira recebeu muita atenção e apoio de Toquinho, interpretou seu grande sucesso, “Noite”, acompanhada pelo artista e sua banda .
Também não poderia faltar a homenagem a seu grande mestre, Paulinho Nogueira, autor de uma das mais belas peças para violão solo, “Bachianinha nº 1”.
A projeção vai mapeando com sutilezas num cenário muito criativo de guarda-chuvas brancos momentos da trajetória de 50 anos desse artista que soube unir técnica e sensibilidade em cada acorde, e que aproveitou as oportunidades de convívio com os maiores nomes da música brasileira. E fez da parceria sua maior virtude.
Um de seus principais parceiros, Mutinho, representando um período muito fértil de sua carreira, e com quem compôs mais de 50 músicas, sobe ao palco para dividir a interpretação de “Turbilhão” e “Escravo da alegria”, dois inesquecíveis sucessos da dupla.
Aí chega o momento de chamar outro grande amigo, Paulo Ricardo, com quem o artista gravou o CD “Toquinho e Paulo Ricardo cantam Vinicius” e o DVD “Cabaret Vinicius”. J untos, cantam “Tarde em Itapuã”, “Corcovado” e “Chega de saudade”.
O mundo infantil está presente em toda a carreira de Toquinho. Um desfile de momentos alegres que as escolas de todo o Brasil reproduzem em seu cotidiano: “A casa”, “O pato”, “O ar”, “A bicicleta” e “O caderno”.
Com seu maior parceiro, Vinicius de Moraes, ele trabalhou por mais de 10 anos, realizando cerca de 1.000 shows, gravando 10 discos e compondo mais de 120 canções. O bloco dedicado ao Poetinha contou com um pot-pourri com as seguintes músicas: “Como dizia o poeta”, “Pra viver um grande amor”, “Testamento”, “Morena flor”, “Cotidiano nº 2” e “Regra três”.
O encerramento, com a participação entusiasmada da plateia, torna tudo ainda mais colorido com “Aquarela”. Mas o público exige bis e aí vem uma música que está muito atual, pela vontade que as pessoas têm de mandar tudo pra “Tonga da mironga do kabuletê”. Quando Toquinho já saía de cena, uma espectadora italiana pede mais um e ele, gentilmente, canta “La voglia, la pazzia”, um sucesso marcante com Ornella Vanoni.
Agora entramos naquela fase de finalização em estúdio, com uma série de providências técnicas – seleção de material, edição de imagens, possível regravação de algum trecho de áudio, para entregar ao público um trabalho digno da história de Antonio Pecci Filho.
Há ainda previsão de extras com Chico Buarque, João Bosco e Ivan Lins e inclusão de trechos de shows com Carlos Lyra, Roberto Menescal, Ophélie Gaillard e uma cena em estúdio com Eliane Elias.
E a programação de um evento com os amigos do Namorados da Noite para uma partida de futebol descontraída, comemorando com os amigos, de bem com a vida!