
O ator Patrick Sampaio tem em sua trajetória trabalhos em tv, cinema, já cantou em uma banda, dançou, coreografou, é bacharel em Artes Cênicas e atuou em diversos espetáculos teatrais. Como roteirista da última temporada da incensada produção da Rede Globo, Amor & Sexo, no ano de 2018 (Prêmio de Melhor Programa de TV pela APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte) experimentou falar de temas sensíveis e pouco explorados pela TV.
Mas seu maior desafio nos últimos meses tem sido interpretar dois personagens em Espelho da Vida, novela de Elizabeth Jhin, em exibição na faixa das 18 horas da Rede Globo. Nela Patrick vive Felipe Dutra e também sua encarnação anterior, Otávio de Luris, em duas épocas distintas da trama – nos dias atuais e no passado, em 1930, respectivamente. Personagens que vem ganhando cada vez mais destaque e centralidade na história desde a estreia e que trazem em suas atitudes um certo mistério – seja como o espírito atormentado e vingativo de Felipe, seja através das atitudes ambíguas de Otávio no passado.
"Atuar é dos maiores tesões do mundo, e na frente ou atrás das câmeras, o que me move é contar histórias relevantes, provocar pensamento crítico.”, declara Patrick Sampaio
Para alegria do carioca do bairro do Méier, seu desempenho tem sido elogiado pelo público e pela crítica. No Twitter, Patrick tem sido celebrado como capaz de inspirar medo e sustos como Felipe, mas ternura como Otávio. Recentemente, também foi elogiado pela coluna Telinha do Jornal Extra com a seguinte nota:
"Patrick Sampaio tem chamado atenção em 'Espelho da Vida'. O ator dá nuances bem diferentes quando é Felipe, o espírito, e Otávio, sua antiga encarnação.”
Com um currículo extenso e diverso, Patrick agora está dedicado aos seus personagens e ressalta o quanto a oportunidade que recebeu é gratificante, quando afirma:
"Trabalhar com cada uma dessas pessoas, autores, diretores e atores que, de várias maneiras, me formaram e ainda me ensinam tanto, é uma honra imensa. Mergulhar de cabeça é o mínimo que eu poderia fazer e tem sido emocionante".
Já a atuação em um programa tão engajado politicamente como Amor & Sexo é apenas mais uma mostra de seu DNA de militância, visível também no envolvimento em movimentos que lutam por melhores condições para a Cultura nos últimos anos, principalmente no Rio de Janeiro, entre eles o "Reage, Artista!”, a Frente Brasileira de Teatro e o Conselho Municipal de Cultura, do qual foi membro e renunciou em protesto.