Não existem pré-requisitos para se inscrever e haverá uma seleção que levará em conta o conjunto dos aspectos apresentados pel@s inscrit@s.
Nesta 6ª edição do curso VIVER A MÚSICA as aulas serão novamente organizadas em três grandes campos do conhecimento:
No campo da MÚSICA propriamente dita @s estudantes terão aulas de percepção, história da música, estética, harmonia, técnica vocal e outros recursos para construir um vasto repertório musical que alcance as biografias das pessoas cuidadas.
No território da SAÚDE @s profissionais do renomado Hospital Premier serão a referência técnica e de valores humanos para apresentar o cotidiano das instituições de saúde, experiências das pessoas em hospitalização, a relação entre envelhecimento e hospitais e as responsabilidades sociais dos hospitais.
O terceiro campo é o da MEMÓRIA E CULTURA que tem a tarefa de revelar como em algumas culturas existem compreensões diferentes sobre o envelhecimento, qualidade de morte, ciclos da vida, ancestralidade, alteridade, valores que possibilitam maneiras de nos cuidarmos que merecem ser lembradas nos grandes centros urbanos contemporâneos, para o nosso bem.
Todo este conhecimento entrelaçado tem o objetivo de despertar a sensibilidade para perceber o outro, perceber a dignidade da vida e cuidá-la, tendo a música como ferramenta.
Para estas tantas tarefas no CORPO DOCENTE teremos nomes como Marlui Miranda, Ivan Vilela, Toninho Carrasqueira, Dr Samir Salman, Dra Maria Goretti Maciel, Palmério Dória, André Hosoi (Barbatuques), Beth Beli (Ilu Obá de Min), Gabriel Levy, Tecca Maris, Mû Mbana, Gina Falcão, Juarez Travassos e Giba Donato, para citar apenas algumas das nossas mestras e mestres. A coordenação pedagógica é de Emiliano Castro.
Por fim, o HOSPITAL PREMIER (www.premierhospital.com.br) é uma referência continental nos Cuidados Paliativos. É reconhecido pelo St Christopher's Hospice (Londres) – centro onde esta especialização médica foi criada na década de 60 – como interlocutor e satélite para suas formações como o projeto QELCA (Quality End of Life Care for All). Da experiência do Hospital nasceu o Instituto Premier de Educação e Cultura que há anos desenvolve diferentes projetos culturais de construção cidadã, cuidados com os colaboradores, as famílias, o entorno do hospital e a difusão de alguns valores fundamentais desta compreensão ampla de "cuidar", como é o curso VIVER A MÚSICA.
