Até 7 de novembro, o MCB - Museu da Casa Brasileira exibe a mostra “A caminho do contemporâneo: um olhar sobre os anos 50”, que reúne 60 peças da coleção Jayme Vargas, selecionadas pelo próprio colecionador, do período entre 1947 e 1967 - importantes décadas para o design e as artes no Brasil.
Com curadoria de João Grinspum Ferraz, a mostra apresenta móveis de Joaquim Tenreiro, Geraldo de Barros e Lina Bo Bardi, Volpi, Helio Oiticica, Mira Schendel, Lygia Clark, Sergio Camargo, entre outros. Todos estes nomes atualizaram a produção moveleira do Brasil com padrões estéticos modernos, traços refinados, preocupação com o acabamento e uso de madeiras brasileiras e de outros materiais como o ferro, o vidro, o couro e os tecidos.
A exposição tem como proposta trazer uma reflexão sobre o período onde a criação estética moderna no país começou a seguir as novas tendências mundiais. Nesta época, o design de móveis escandinavos tornou-se referências, assim como o Suprematismo Russo, a Bauhaus na Alemanha e o De Stijl na Holanda. A vinda de Le Corbusier ao Brasil também influenciou o mobiliário.
Serviço:- “A Caminho do Contemporâneo: um olhar sobre os anos 50” - Museu da Casa Brasileira - Av. Faria Lima, 2705 - São Paulo, SP.- Até 7 de novembro.- Ingresso: R$ 4 – entrada gratuita aos domingos e feriados.- Estacionamento pago no local.- Possui acesso para pessoas com deficiência.- Telefone 11.3032.3727