.

sábado, 27 de janeiro de 2018

Monobloco é presença confirmada no carnaval de São Paulo

O desfile será dia 4/02 com a bateria paulistana de 150 ritmistas, comemorando os 18 anos do Monobloco com o tema “Amor de carnaval”


Fundado há 18 anos por C.A. Ferrari, Celso Alvim, Pedro Luís, Mário Moura e Sidon Silva, o Monobloco volta ao carnaval de São Paulo para o terceiro desfile consecutivo na cidade, depois de arrastar mais de 70 mil foliões ao Ibirapuera em março desse ano.

O Carnaval 2018 traz novidades: além de celebrar os 18 anos do Monobloco, que trouxe renovação ao carnaval de rua quando surgiu, no Rio de Janeiro, terá um samba para chamar de seu nos desfiles de São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Composta sob encomenda por Moraes Moreira, a música segue o tema proposto para o Carnaval 2018 do Monobloco: “Amor de carnaval”. “Isso para a gente é um orgulho, contar com o grande Moraes Moreira, cantor e compositor, um especialista em carnaval e em mistura de ritmos e de gêneros musicais, nos brindando com uma inédita”, celebra Pedro Luis, um dos fundadores do Monobloco. O single foi lançado comercialmente nas plataformas digitais, dia 12 janeiro (via Sony Music).

A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, multidão e área interna

“O carnaval do Monobloco vai traduzir e vibrar muito amor, porque a gente está precisando”, lembra Celso Alvim, outro fundadores Monobloco, diretor de bateria desde o primeiro desfile. “Estou bastante contente porque, pela primeira vez, o Monobloco vai poder traduzir um tema em boa parte do repertório dos desfiles", comenta.


O Carnaval 2018 do Monobloco terá ainda uma nova Rainha de Bateria, a cantora Mariá Pinkusfeld. Filha de "foliã nata" e do compositor Xangai, a carioca de 32 anos sempre foi fã da folia, desde quando participava do carnaval de Salvador.  Como foliã, Mariá já participou de vários carnavais do Monobloco e no ano passado reforçou o time de canários no desfile do bloco, no Rio.


Formados nas oficinas de percussão que acontecem desde maio na cidade, em parceria com a Pipoca, os integrantes da bateria do Monobloco dão identidade local à proposta do bloco de misturar instrumentos como cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô com grooves de guitarra e baixo. As oficinas do Monobloco, que acontecem ainda no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, já formaram cerca de mil ritmistas que renovam a cada ano as baterias do grupo.


O carnaval 2018 terá novamente a colaboração do  artistas plásticos Raul Mourão e Marcelo Pereira (da Tecnopop), responsáveis pela criação da identidade visual do bloco nos ensaios, shows e desfiles. Como nos anos anteriores, o Monobloco fará um desfile sustentável, que inclui a produção de lixeiras e banheiros químicos, coleta seletiva de lixo, uso de biocombustível nos caminhões de som e geradores, além do plano de preservação dos monumentos e do próprio Parque do Ibirapuera.


Desfile: dia 04 de fevereiro

Concentração: a partir das 14:00  em frente ao Obelisco do Parque do Ibirapuera.


Início do desfile  às 15:30