.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Finalista do “The Voice Kids”, a jovem cantora lança seu homônimo EP de estreia no Dia Mundial do Rock (13/07)

Na atual novela das seis, "Orgulho e Paixão", toda vez que a vilã Suzana (vivida por Alessandra Negrini) faz suas maldades, uma voz cheia de personalidade canta os versos: "Parece uma rosa, de longe é formosa / É toda recalcada, alegria alheia lhe incomoda". O rock "Erva Venenosa", que já ganhou as paradas de sucesso em décadas diferentes com os grupos Golden Boys e Herva Doce e a rainha Rita Lee, volta agora repaginada na interpretação de uma menina de 12 anos. Nascida em Petrópolis, a Cidade Imperial, na região serrana do Rio de Janeiro, ela não tem nada de princesa, como tantos conterrâneos descendentes de Dom Pedro I. Finalista do "The Voice Kids" em 2017, Valentina Francisco surpreende já de cara: sabe tocar guitarra e curte rock and roll desde muito pequena. E, como pede um bom representante do gênero, timidez não faz parte de seu perfil.


É com toda essa energia que ela lança seu primeiro EP, que tem como carro-chefe o single "Coração Vermelho". Ao longo de seis faixas, ela mostra que não está pra brincadeira. A roqueirinha que conquistou o Brasil no reality musical comandado por André Marques tem fôlego de veterana. Ainda duvida? Basta ouvir o seu primeiro single, em que frases como "Eu sou apenas uma menina de classe média, que vê televisão / Que acredita que tudo pode mudar, no próximo verão" são proferidas com a força de uma band leader, daquelas que dominam arenas e estádios.


Em "Cola em Mim" a garota até disfarça, começando de forma mais suave. Mas, ao longo da música, Valentina mostra sua potência vocal (ela só tem 12 anos mesmo?), até explodir com os versos: "Tudo o que eu quero pra mim é viver / Sempre levando o Sol pra você". E da musa Rita Lee, que foi para ela o que Xuxa representou para muitas crianças, a pequena pinçou a debochada "Esse Tal de Roque Enrow", uma das canções que defendeu durante o "The Voice Kids". E desfila com desenvoltura pelos altos e baixos da letra, que conta a história de uma mãe preocupada com a filha, apaixonada por esse tal de... Roque Enrow! "Quem é ele? Quem é ele? (...) Um planeta? Um deserto? Uma bomba que estourou?", entoa, acentuando a ironia.


A propósito, há uma pergunta que não quer calar: como uma criança vai se apaixonar justamente pelo rock, ritmo que - normalmente - só é descoberto na fase de adolescência? Influenciada pelo pai e pela irmã mais velha, Valentina começou a ouvir bandas como Led Zeppelin e Legião Urbana e o furacão Janis Joplin. Ficou irremediavelmente apaixonada, ainda que a mãe - tão preocupada quanto a do hit de Rita Lee - sonhasse com uma carreira voltada para o clássico.


Outra pérola recriada por Valentina surgiu ainda nos anos 1960, e fez sucesso na geração de seus avós: "Pode Vir Quente Que Eu Estou Fervendo". Lançada por um dos pilares do rock nacional, o tremendão Erasmo Carlos, ela volta com um arranjo caprichado, em que as guitarras ganham a dianteira e a "garota papo firme" (como se dizia na época) solta o gogó revivendo os versos: "Se você quer brigar / E acha com isso estou sofrendo? / Se enganou, meu bem / Pode vir quente que eu estou fervendo". Pauleira pouca é bobagem.

 A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco, noite, céu e show

E na mesma pisada vem "Armas in Love", em que canta como um pedido de paz frases como "Não vou roubar de nós aquilo que somos / Alguém já foi o que poderá ser". O delicioso arranjo, com ares anos 1980, encerra o primeiro EP provando que o mundo de Valentina é de puro rock and roll, em que as letras têm a força de mudar comportamentos. E ela, que atuou como apresentadora de um programa no Gloob, durante a edição 2018 do "The Voice Kids", já sabe que a trajetória nem sempre é fácil, mas que a luta faz parte do jogo.  “Eu esperei tanto esse EP que ainda não estou acreditando que ele está aí! Com o rock, foi amor à primeira ouvida. Poder colocar a minha voz nessas letras maravilhosas e, com isso, ter a possibilidade de fazer com que as pessoas gostem do que eu faço, me faz explodir de alegria. E aí, eu só tenho a agradecer. O que mais eu poderia fazer? Agradecer por tudo e me esforçar para ser cada vez melhor”, diz a cantora  com a tranquilidade de quem tem toda uma vida pela frente.