“Retrógrado é a faixa onde nossas influências são mais fáceis de distinguir do que nas outras. Fizemos o nosso melhor para tentar fazer uma música pop coesa na veia do Stereolab com uma batida Krautrock e letras cósmicas”, afirmou o duo.
A sonoridade da música mostra que Paciência será um disco de versátil e que explora diversos subgêneros da música eletrônica. Diferente dos outros singles lançados até agora, “Retrógrado” tem uma pegada mais lenta e abre espaço para os vocais da dupla, numa atmosfera cósmica e espacial.
Esse universo também é explorado no vídeo lançado pelo grupo, com a participação especial da Mulher Pepita. VEJA O VÍDEO DO SINGLE RETRÓGRADO NO LINK.

“Pessoalmente, vejo a faixa como uma ode à relação não-binária que todos nós temos com ciência e religião, ou magia e placebos. Não tenho ideia se eles estavam se inclinando nessa direção, mas foi assim que interpretei a música deles”, comentou Ruda Cabral, diretor do clipe.
Tanto Phillipi quanto Rodrigo carregam origens em diferentes bandas e estilos (incluindo Bonde De Role e a produção da Pabllo Vittar) e tiveram alguns hits durante a trajetória, mas a dupla começou este projeto totalmente autoral para que pudessem mergulhar no universo dos sons experimentais.