.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Musical Dona Ivone Lara - Um Sorriso Negro

Eu, Jô Santana, Negro, Ator e Produtor, a frente da Fato Produções Artísticas que há 25 anos produz espetáculos com foco na diversidade, responsável pelo Projeto Trilogia do Samba, que conta com a montagem de três espetáculos musicais, "Cartola - O Mundo é um Moinho, Dona Ivone Lara- Um Sorriso Negro" e "Martinho da Vila", projeto este, que pretende contar a trajetória de vida e obra de três grandes expoentes da cultura popular. Resolvi me dedicar a este projeto no intuito de retratar a minha ancestralidade.

Cartola foi um sucesso de público e representatividade, com um elenco 100% negro.

Em setembro de 2018, estreia no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, Dona Ivone Lara - Um Sorriso Negro.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, óculos e close-up

Na última semana, realizamos as audições de 29 de maio a 02 de junho no Itaú Cultural, para formar o elenco, foram mais de 4000 inscritos, 600 selecionados, os candidatos passaram por Audições de Canto, Dança e Interpretação, sob direção de uma Equipe de Primeira Qualidade, formada por Elísio Lopes Jr, Diretor e Dramaturgo, Nilcemar Nogueira e Desirée Reis, Pesquisadoras, Zebrinha, Diretor Coreográfico, Rildo Hora, Diretor Musical, Jarbas Bitencourt, Codiretor Musical, Guilherme Terra, Maestro e Preparador Vocal, Ricardo Gamba, Diretor Residente e Jô Santana, Idealizador e Diretor Artístico da Fato Produções.

Serão 22 atores que contarão a história da Diva do Samba.

Nas próximas semanas serão anunciados os nomes dos artistas selecionados.

Uma decisão que não foi fácil, pois as audições foram permeadas por uma qualidade Artística do Brasil todo e também de candidatos de Angola, Portugal e Espanha.

Aceitamos a renúncia de Fabiana Cozza, cantora e atriz de reconhecimento internacional, de qualidade artística inquestionável.

Em respeito a indicação da Família de Dona Ivone  Lara, a única atriz convidada para o espetáculo foi Fabiana Cozza, os outros 21 atores foram selecionados via Audições.  Ao pensar em Fabiana, pensamos na representatividade que a artista teve em toda sua trajetória e a ligação pessoal entre a artista e a homenageada e sua família.

Acreditamos que as demandas do movimento que desencadeou a renúncia são legítimas, que bom que a partir de uma obra teatral possamos trazer a tona discussões pertinentes a sociedade.

Aceitamos as demandas, nos reconhecemos nestas, porém, não podemos comungar com reações violentas que foram levantadas na última semana contra a artista e contra este coletivo de trabalho formado por artistas de reconhecimento internacional.

Uma nova artista será escolhida para vivenciar a personagem.

Quando idealizei este espetáculo, o principal objetivo, sempre foi o de comungar a conquista da mulher negra, produzimos arte para realizar a transformação humana, produzimos alegria e não dor.

Nossos sinceros respeitos a decisão da querida Fabiana Cozza, muito sucesso em sua trajetória.

Quanto a nós, seguimos.

Dona Ivone Lara - Um Sorriso Negro inicia os ensaios a partir de julho de 2018, aguardem, o segundo espetáculo da Trilogia do Samba promete muitos sorrisos negros.
Atenciosamente

Jô Santana
Fato Produções Artísticas